29 julho 2013

Do Sul ao Sol / Universidade de Coimbra e a China

Nos contatos entre a Europa e o Oriente, a Universidade de Coimbra desempenhou um papel preponderante e centralizou muito do conhecimento sobre o Oriente que se foi agregando a partir do século XVI. A exposição Do Sul Ao Sol apresenta alguns dos mais significativos registos que comprovam a história de 500 anos de relações entre Portugal e a China, em três ciclos temáticos: Encontro, Ciência e Cultura.
O Encontro, entre Portugal e a China, marcado pela chegada de Jorge Álvares à ilha de Linting em 1513, é revelado numa série notável de documentos e objetos, pertença da Universidade de Coimbra. Na Ciência os Jesuítas, que iniciaram a evangelização no Oriente a partir do século XVI, foram missionários que ajudaram a transmitir a ciência europeia na China e vice-versa; muitos e importantes matemáticos e astrónomos jesuítas passaram pelo Colégio de Coimbra antes de suas partidas em missão, tendo assim a Lusa Atenas um papel fundamental na formação académica destes missionários. A Cultura, a troca intercultural entre os dois países causou, naturalmente, alterações no gosto e na estética em Portugal e na Europa; não esqueçamos que divulgamos o chá e importamos produtos como a porcelana, a seda, o arroz, a laranja doce e as plantas medicinais, no século XIX a Universidade de Coimbra reuniu uma notável coleção produtos vindos de Macau, espelho desta riquíssima troca cultural.
Do Sul Ao Sol é uma exposição patente, até 27 de outubro de 2013, no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e é obrigatoria.

Sem comentários: